Análise

CFO: entenda mais sobre o cargo de Lúcio Barbosa no Vasco

A 777 Partners que adquiriu 70% do futebol do Vasco, já começa a trabalhar nos bastidores. E fica claro que a mudança de estrutura como um todo do futebol, irão mudar radicalmente.

Assim, novos cargos vem sendo implementados, que até ontem o torcedor Vascaíno nem pensaria que seria possível ter em seu clube, como o caso do Lúcio Barbosa contratado para ser o CFO do Vasco.


Todavia, mesmo o torcedor Vascaíno vendo as mudanças acontecerem e tendo esperança de dias melhores, para alguns ainda não é muito claro o que são esses cargos. Por isso, vamos passar algumas informações objetivas nesse artigo de sobre o que é o cargo CFO, para que você torcedor tenha uma visão mais detalhe do que esse profissional pode agregar ao Vasco da Gama.

Abaixo primeiro o Currículo resumido de Lúcio Barbosa (informações tirada do Ge):


Ele começou a carreira na Vector Marketing, em Ohio, nos Estados Unidos, depois foi auditor sênior da empresa “Deloitte & Touche” e diretor na KPMG e na General Electric antes de chegar à Apple. Seu último trabalho foi na área de finanças da Ceptis, no Rio de Janeiro.

Entre as experiências do executivo a mais marcante é a atuação na gigante de tecnologia Apple, de 2013 a 2018. Foi diretor financeiro da empresa americana no Brasil, além de ter trabalhado na gestão administrativa global do grupo.

O que é um CFO?

O CFO, sigla para( Chief Financial Officer) é cargo de Direção Financeira. Esses profissionais comandam a administração e planejamento financeiro da empresa. Normalmente respondem diretamente ao CEO da empresa, delega responsabilidades para a equipe financeira e escala o direcionamento de metas para diversas áreas.

Suas habilidades necessárias listadas são:

  • Garantir o planejamento estratégico com foco na saúde financeira da companhia
  • Garantir o exímio controle de gastos em todas as áreas do negócio
  • Avaliar com olhar analítico os investimentos e recursos disponíveis
  • Visão macro e estratégica do negócio como tudo
  • Amplo conhecimento do mercado
  • Olhar analítico e participativo em todas as áreas do negócio
  • Liderança com foco em todas as operações financeiras

Habilidades esperadas do CFO

  • Visão estratégica
  • Capacidade de integração entre áreas distintas do negócio
  • Capacidade de liderar e tomar decisões
  • Visão analítica e holística
  • Entender o modelo de negócio com profundidade

Diferença entre CFO e CEO

O CEO, a grosso modo é o maior responsável por toda operação da empresa, ou seja, é ele que tem a decisão final sobre decisões estratégicas da companhia. Todavia, mesmo o CFO estando mais direcionado a gestão financeira do negócio, ele também é uma espécie de conselheiro do CEO e interagindo também nas tomadas de decisões estratégicas.

Assim, passamos algumas informações primordiais para os torcedores entenderem mais sobre o cargo. Todavia, caso queria se aprofundar mais acesse o link do Rede Jornal CONTÁBIL, para ter uma visão mais ampla sobre o assunto.

Fonte: AOVASCOTUDO.COM.BR e Rede Jornal CONTÁBIL (texto e referência da informação sobre o CFO).

Banner