Ex-Vasco, Dedé anuncia aposentadoria do futebol; Confira o texto de despedida na íntegra
Ídolo de Vasco e Cruzeiro, o zagueiro Dedé anunciou na tarde desta terça-feira que vai pendurar as chuteiras. O jogador, de 35 anos, utilizou as redes sociais para comunicar que não vai mais atuar profissionalmente.
— Amadureci esta ideia por muitos meses. Pensei, refleti e entendi que era o momento de agradecer, sempre, e, por respeito a todos que acompanharam minha carreira, a ascensão, os muitos títulos, conquistas, premiações pessoais, reconhecimento, sucessos, batalhas, dificuldades, superação, lesões, incompreensão e dezenas de páginas com um linda história, tinha obrigação de comunicar que hoje, aos 35 anos, com este novo ciclo iniciado no último sábado, anuncio, oficialmente, o final da minha trajetória no futebol – afirmou Dedé, no Instagram.
A última partida de Dedé como profissional foi pelo Athletico Parananese, na única vez que o jogador entrou em campo com a camisa rubro-negra, no jogo contra o Tocantinópolis, pela Copa do Brasil de 2022.
Desde que rescindiu com a equipe paranaense, em agosto do ano passado, o atleta manteve a forma física por conta própria e recebeu algumas propostas. O defensor, porém, não se empolgou com nenhum projeto oferecido e optou por encerrar a carreira.
Nos últimos meses, o zagueiro estava morando em Volta Redonda, sua cidade natal, e passou a ser figurinha carimbada em quadras de futevôlei pela região, compartilhando fotos e vídeos de sua nova paixão nas redes sociais.
Mito dos vascaínos e multicampeão pelo Cruzeiro
Dedé despontou no futebol brasileiro pelo Vasco, onde conquistou a Copa do Brasil de 2011, foi convocado para a seleção brasileira pela primeira vez e recebeu o apelido de “mito” pelos torcedores.
Na sequência da carreira, acertou com o Cruzeiro e enfileirou títulos nacionais: foi bicampeão do Campeonato Brasileiro, em 2013 e 2014, e bicampeão da Copa do Brasil, em 2017 e 2018.
Depois de várias temporadas sendo um dos melhores zagueiros do futebol brasileiro, Dedé começou a conviver com lesões gravíssimas e teve saída conturbada após acionar o clube na Justiça.
No texto de despedida dos gramados, Dedé fez questão de expressar o carinho por Vasco e Cruzeiro. O jogador também ressaltou o Volta Redonda, time que o revelou e até tentou sua contratação recentemente.
— O Volta Redonda que me deu a primeira oportunidade, o Vasco que me abriu as portas e a torcida maravilhosa que transformou em mito. Como amo esta torcida. Mito que, quem convive comigo sabe, nunca me considerei. O Cruzeiro. Ah, meu Cruzeiro querido! Ali, foram páginas heroicas imortais. Quanta felicidade, quantos títulos importantes e muitas lesões também. Tentei muito superar, mas só eu sei o quanto foi difícil. Sucessivas cirurgias que acabaram interferindo no rendimento de alto nível – agradeceu.
Depois da saída conturbada do Cruzeiro, o jogador teve passagens apagadas pela Ponte Preta e Athletico Paranaense.
Fonte: ge