Flamengo faz acusações ao Vasco sobre jogos de outros clube no Maracanã; entenda
O processo protocolar de abertura dos envelopes para a licitação do Maracanã teve clima de clássico no auditório da Casa Civil, do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O Consórcio Fla-Flu, na vistoria preliminar dos documentos do Consórcio Maracanã Para Todos, do Vasco e da WTorre, identificou jogos do Santos e do Brusque na documentação comprobatória de jogos da proposta rival.
O vice-presidente geral e jurídico do Flamengo, Rodrigo Dunshee, disse que o clube vai preparar impugnação, pois entende que a proposta configura “ilegalidade” no edital de exploração do Maracanã. Flamengo e Fluminense prometem 70 jogos, o que permite pontuação máxima na concorrência pública. O mínimo previsto em edital são 25 datas (jogos) sendo 75% de competições da CBF, por exemplo Séries A e B e Copa do Brasil, ou principais competições internacionais.
– A gente pode ver que o consórcio do Vasco, para completar o número de jogos, utilizou direitos de jogos de clubes de fora do Rio, no caso o Brusque e o Santos. Ainda vamos precisar examinar com calma. Mas todo princípio dessa licitação é para atender ao Estado do Rio, aos times do Rio. A gente entende que não vai passar isso, porque não é de boa fé. então a gente entende que vai ser reprovado. Na hipótese que seria absurda (de não reprovar), a gente vai impugnar – afirmou Dunshee.
– A nossa proposta é muito boa. A gente atende aos requisitos. A gente vai deixar o time do Vasco usar eventualmente. Não vejo prejuízo nenhum – completou o dirigente do Flamengo.
O diretor geral do Vasco, Lúcio Barbosa, disse que não ia comentar detalhes da proposta vascaína nem dos concorrentes.
– A gente não pode comentar sobre a proposta especificamente. A gente não tem acesso à proposta deles ainda. O que posso comentar é que a gente está confiante em relação à nossa proposta. Ela está de acordo com os requisitos de edital. O nome do nosso consórcio é Maracanã para todos. A gente conta também com Flamengo, Fluminense e Botafogo jogando no Maracanã para engrandecer o futebol carioca – afirmou.
Segunda etapa
Na manhã desta terça-feira, os três consórcios concorrentes na disputa da licitação do Maracanã entregaram os envelopes com as propostas técnicas no auditório da Casa Civil, na sede do governo estadual, no Palácio Guanabara.
São três grupos na concorrência pública:
Consórcio Fla-Flu, com Flamengo e Fluminense em parceria;
Consórcio Maracanã Para Todos, do Vasco e da WTorre em parceria;
Consórcio RNGD, da Arena 360, que é administradora do Mané Garrincha, de Brasília.
O grupo de Brasília aposta em abrir o Maracanã para todos os clubes. O diretor da empresa Richard Dubois lembrou que, em caso de vitória, Flamengo e Fluminense teriam que se associar ao seu grupo para atuar no estádio. Ele considera que o processo não foi ideal – principalmente pela modelagem da concorrência que coloca peso maior (60%) para a proposta técnica, com pontução mais alta para quem garante maior número de jogos -, mas está confiante em vencer a licitação.
Os envelopes foram abertos e vistoriados por cada grupo, numa cerimônia protocolar antes da suspensão do processo. A Comissão Especial de Licitação vai analisar a documentação técnica e cada um dos participantes também vistoria e tem nova abertura de prazos para impugnações. É a segunda fase de três previstas do processo de licitação.
Cronograma processo de licitação:
Dia 7 de dezembro de 2023: propostas entregues pela dupla Flamengo e Fluminense, Vasco e Arena 360.
Dia 19 de dezembro de 2023: comissão de licitação habilita os três concorrentes e abre prazo para impugnações
Primeira semana de fevereiro de 2024: Governo prevê divulgar resultado de análise de impugnações e defesa em total de seis recursos de concorrentes
Fase atual – neste dia 5 de março: abertura dos envelopes de propostas técnicas dos classificados e nova abertura de prazos para recursos e análise do Governo em cima destes recursos
Fase 3 – sem data estipulada: abertura dos envelopes de propostas financeiras dos classificados e nova abertura de prazos para recursos e análise do Governo em cima destes recursos
Publicação do resultado – sem data prevista.
Fonte: ge