Torcedores Vascaínos protestam contra União Cruzmaltina nas redes sociais
A Escola de Samba União Cruzmaltina homenageará Sérgio Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro, em seu enredo de 2024. A informação foi divulgada pelo programa “Os Pingos nos Is”, da Jovem Pan News, e confirmada pelo Papo na Colina. Nas redes sociais a agremiação deu palpites sobre o enredo, mas a divulgação só deve acontecer nas próximas semanas.
A notícia causou revolta nas redes sociais entre os torcedores vascaínos já que, mesmo sem possuir ligação direta com o clube, a proposta de enredo da União Cruzmaltina acaba ligando o ex-governador ao Vasco.
Apesar de fazer referência ao Vasco da Gama, a escola de samba não possui qualquer vínculo institucional com o clube. Fundada em 2019 em São Cristóvão, a agremiação desfila pela Série Prata do carnaval carioca – equivalente à terceira divisão. Diferente do Grupo Especial e da Série Ouro, os desfiles não ocorrem na Marquês de Sapucaí.
Veja alguns comentários
Torcida do Vasco têm obrigação de fazer protesto contra escola de samba União Cruzmaltina. Que vai homenagear sergio cabral, carnaval de 2024. 💢VERGONHA💢 pic.twitter.com/dHg84TAe73
— Roberto Coutinho (@RobertoCoutin14) July 20, 2023
🚨 SÉRGIO CABRAL vai virar enredo de escola de samba.
— Eduardo Maganha VASCO 💢 (@MaganhaVasco) July 20, 2023
Tem gente planejando participar do desfile.
Só falta decidir em qual ala:
a) Propina
b) Fraude
🤡🤡 pic.twitter.com/VZdXW0VDyF
Não bastasse a merda que o time está, ainda vai ter escola de samba fazendo enredo para Sérgio Cabral… o vexame é diário.
— Germaine (@GermainePorto) July 20, 2023
A agremiação estreou no carnaval carioca em 2020, na quinta divisão, com o enredo “Camisas negras, uma linda história de respeito, igualdade e justiça” e conseguiu subir para a divisão seguinte. Em 2022, pela Série Bronze, entrou na Avenida com o tema “O meu coração é a tua morada” e foi vice-campeã, garantindo o acesso para a Série Prata. Neste ano a escola de samba homenageou Pai Santana, figura ilustre do clube carioca, e terminou o carnaval em oitavo lugar.
Sérgio Cabral foi governador do Rio de Janeiro entre os anos de 2007 e 2014. Assumidamente vascaíno, Cabral foi preso em 2016, alvo da operação Lava Jato, réu por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. No ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) revogou a prisão preventiva e, com isso, Cabral passou para prisão domiciliar e, em seguida, recolhimento noturno. Parte das ações penais ainda estão em curso.
Fonte: Papo na Colina (texto), AOVASCOTUDO.COM.BR (postagens)