Vasco é o maior clube formador da Séria-A
Adversários nesta noite pelas semifinais do Campeonato Carioca, Vasco e Flamengo são os clubes que tiveram em suas categorias de base mais jogadores relacionados neste início de temporada pelos times da Série A antes do início dos jogos do fim de semana.O Vasco participou da formação de 52 atletas, e o Flamengo, de 48, como mostra o quadro abaixo, com os 20 clubes que disputarão o Brasileirão deste ano. Só foram contados uma vez os dados de 12 atletas que em 2023 foram relacionados por dois clubes diferentes devido a negociações.
Elencos imensos na temporada
Não por coincidência, os clubes que aparecem nas primeiras colocações como maiores formadores também aparecem como os que mais usaram jogadores neste início de temporada. O Bahia, por exemplo, relacionou 60 jogadores diferentes antes do início desta rodada. É a maior marca, motivado também por usar atletas diferentes no Campeonato Baiano, na Copa do Nordete e na Copa do Brasil. Desses, 60 atletas relacionados, 36 passaram pela base do clube. Outros 11 jogadores com passagem pela base do Bahia foram relacionados por clubes que serão adversários no Brasileirão deste ano.
O Vasco relacionou 56 atletas diferentes antes da partida de hoje, sendo que 34 deles passaram por suas categorias de base. Outros 18 atuaram por adversários. Como comparação, o Flamengo relacionou 51 profissionais para seus jogos, e 31 passaram pela base do clube, e 17 estão em clubes adversários do Rubro-Negro no Brasileirão.
Viraram adversários
Cruzeiro, Grêmio e Fluminense são os clubes que mais formaram atletas que neste início de temporada foram relacionados por equipes que serão adversárias no próximo Campeonato Brasileiro. Essa contagem é mais difícil de fazer porque há 12 jogadores que foram relacionados por mais de um clube na temporada (mudaram de clube ao longo da temproada) e um dos clubes participou de sua formação, mas o outro, não.
Há 30 jogadores que passaram pelas categorias de base do Cruzeiro e agora estão em outrou clube que disputará a Série A. Na segunda colocação estão Fluminense e Grêmio, com 25 jogadores.
A equipe do Espião Estatístico é formada por: Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, João Guerra, Leandro Silva, Roberto Maleson, Roberto Teixeira, Valmir Storti e Vitória Lemos
Fonte: ge