Imprensa e Flamengo mentiram em pesquisa para prejudicar o Vasco

Fake News

A rivalidade entre Vasco e Flamengo se faz presente há quase um século no Brasil. Todavia foi uma fake news que mudou o número de torcedores destes clubes.

5 JOGADORES QUE ESPECULADOS NO VASCO, MAS QUE NÃO FORAM CONTRATADOS

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO


Apelidado de Clássico de Milhões em razão dos números altos de renda que o duelo gerou ao longo da história, o embate entre as duas equipes dá ao vencedor um sabor especial.

VEJA O QUEM O VASCO QUER PARA LIBERAR BENÍTEZ PARA O SÃO PAULO

Atualmente, diversas pesquisas consideram a torcida do Rubro Negro como a maior do Brasil. Entretanto, no século passado, ela duelava com os vascaínos por este títulos e uma fraude mudou a situação. 

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO


A Fake News do Flamengo sobre o Vasco

Em 1927, por exemplo, o Jornal do Brasil, junto com a empresa de água mineral Salutaris, fez uma enquete para resolver a situação. Para contar os votos, o jornal pegou cupons que saiam em suas edições preenchidos dentro de um período de tempo. Todavia, uma “malandragem” de torcedores do Flamengo mudou a situação ao criar uma fake news.

MARCELO CABO INDICA JOGADORES QUE SERÃO TITULARES ABSOLUTOS NO VASCO

Como disse Renato Coutinho, em sua tese de Doutorado, flamenguistas “fingiram ser torcedores vascaínos e recolheram os cupons com os votos para o clube cruzmaltino na sede do JB [Jornal do Brasil]. Torcedores do Flamengo jogaram os cupons no lixo e, assim, após a contagem geral dos votos, o Flamengo venceu e ficou com a Taça Salutaris”.

EMPRESÁRIO CONFIRMA QUE JOGADOR QUER JOGAR NO VASCO

Por fim, depois desta manipulação de votos, as pesquisas nos anos seguintes deram vantagem para o clube da Gávea sobre seus concorrentes. Contudo, como escreveu o historiador, “em 1927 a pretensa popularidade do Clube de Regatas do Flamengo foi conseguida através da manipulação de votos”.