Vasco tem probabilidade de classificação para a Sul-Americana maior do que rebaixamento, segundo a UFMG
Foram 18 de 24 rodadas na zona de rebaixamento, mas o Vasco pode enfim respirar aliviado fora das quatro últimas posições após a vitória por 1 a 0 sobre o América-MG, nesta segunda-feira. Além de ver as chances matemáticas animarem a situação ainda mais: a probabilidade de rebaixamento despencou para 23,3%, segundo cálculos do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O cruz-maltino chegou aos 26 pontos, ultrapassou Santos, Bahia e Goiás e alcançou a 15ª colocação. Agora, está a dois pontos do Santos, primeiro time no Z4 — e próximo adversário, neste domingo, na Vila Belmiro.
O time entrou na zona de rebaixamento na 7ª rodada e lá ficou por 16 outras. As chances de queda chegaram a se aproximar dos 90%, mas a situação vem sendo contornada rodada a rodada pelo time de Ramón Díaz.
Agora, o Vasco vê Coritiba (96,3%), América-MG (94,5%), Santos (54,9%), Bahia (42,1%) e Goiás (31%) com mais chances de serem rebaixados à Série B de 2024.
Olhando para a parte de cima da tabela, o cruz-maltino também pode pensar em cálculos por uma ida à Copa Sul-Americana. Em 15º e com a zona de classificação abrindo na 12ª colocação, a chance ida à competição continental, hoje, é de 34,3%, também segundo a UFMG.
Fonte: O Globo