Futebol

Veja a pontuação que o Vasco precisa fazer no Brasileirão para ficar na Série A baseando-se em médias recentes

O Vasco segue na luta para tentar fugir do rebaixamento e, enquanto isso, está com a calculadora na mão para fazer as contas. Afinal, hoje com 27 pontos, o Cruz-Maltino reapareceu no Z4, em 17° lugar, de olho no tropeço de concorrentes da frente, como Bahia, Cruzeiro e Santos. Aliás, nas últimas dez edições da elite do Brasileiro, os clubes que acabaram na 16ª posição escaparam, em média, com 43 de pontuação.

Levando em consideração essa estatística, o Gigante da Colina ainda tem bastante trabalho pela frente. De olho na régua dos 43 pontos para escapar do rebaixamento, o Vasco teria de somar mais 16, ao menos, na sequência da competição. Assim, tendo 12 rodadas para acontecer e 36 pontos ainda em disputa, os cariocas precisariam de quase metade desse total para alcançar a média que, nos últimos dez anos, manteve as equipes da parte de baixo da classificação na elite nacional.


Ou seja, seria necessário, daqui para a frente, um aproveitamento de 43%, que equivale à trajetória do 11 lugar, que é o Cuiabá. Parece difícil, mas longe de ser impossível. Isso porque, o próprio Vasco soma mais de 60% desde a primeira vitória sob o comando de Ramón Díaz, contra o Grêmio, em casa, dia da estreia de Pablo Vegetti, autor do único gol do confronto.

Clubes que escaparam do rebaixamento em 16° lugar

  • 2013 – Flamengo escapou com 45 pontos
  • 2014 – Palmeiras escapou com 40 pontos
  • 2015 – Figueirense escapou com 43 pontos
  • 2016 – Vitória escapou com 45 pontos
  • 2017 – Vitória escapou com 43 pontos
  • 2018 – Vasco escapou com 43 pontos
  • 2019 – Ceará escapou com 39 pontos
  • 2020 – Fortaleza escapou com 41 pontos
  • 2021 – Juventude escapou com 46 pontos
  • 2022 – Cuiabá escapou com 41 pontos

Vasco no segundo turno

Se o Vasco teve rendimento melancólico na primeira metade do Brasileiro, na segunda parte, vem mostrando boa recuperação. Tanto é que, em sete partidas desde a 20ª rodada da Série A, são 11 pontos ganhos e resultados positivos diante de adversários bastante duros, que estão próximos ao G6. São os casos de Atlético-MG e Fluminense, atual finalista da Libertadores.


Agora, o Gigante da Colina encara uma sequência de quatro jogos no Brasileiro que sequer lhe rendeu pontuação no início do campeonato. Pega Fortaleza e Internacional, ambos em casa, e visita Flamengo e Goiás. Nos duelos do primeiro turno, porém, a equipe da Colina iniciou esse intervalo perdendo por 2 a 0, no Castelão. Depois, a goleada rubro-negra por 4 a 1, no Maracanã, no pior momento do Vasco.

Além disso, houve ainda um 2 a 0 para o Colorado, no Beira-Rio, e 1 a 0 a favor do Esmeraldino, em São Januário. Esse jogo, aliás, desencadeou um tumulto dentro e fora do estádio que causou uma interdição por 90 dias.

De olho no calendário

O confronto diante do Fortaleza acontece na quarta-feira (18), às 21h30, no Rio, pela 27ª rodada da competição. Depois de dois dias de folga ao grupo, o técnico Ramón Díaz voltou a comandar as atividades no CT Moacyr Barbosa. E com desfalques importantes, inclusive. Afinal, Medel segue a serviço da seleção chilena nas Eliminatórias da Copa do Mundo e Figueiredo está com o Brasil na disputa do Pan-Americano.

Fonte: Jogada 10

Banner