Futebol

Confira como foi utilizado o aporte da 777 Partners ao Vasco

Os torcedores do Vasco estão preocupados com a situação financeira atual do clube. Após ser divulgado o atraso no pagamento de parcelas à jogadores comprados e dívidas com Andrey Santos e empresários, a torcida se pergunta: onde está o dinheiro investido pela 777 Partners?

A SAF vem, aos poucos, tentando deixar as contas em dia. A gestão atual do Vasco está priorizando pagamentos de salários e parcelas do RCE, e pra isso teve que renegociar algumas dívidas e prazos. Com isso, a situação não é vista de forma alarmante para a SAF, que confia que a situação será resolvida em breve. Entretanto, a realidade não é fácil. Clubes como Nacional-URU e Atlético Tucúman-ARG cogitam acionar o Vasco na FIFA para receber o dinheiro das vendas, referentes a Pumita Rodríguez e Manuel Capasso, respectivamente. Também é o caso do staff de Andrey Santos, que ainda não recebeu o valor das comissões que foi acordado na venda do jovem para o Chelsea.


O contrato fechado entre Vasco e 777 Partners previa 700 milhões de reais investidos no clube até 2025. 190 milhões já entraram nos cofres vascaínos, sendo 70 milhões referentes ao empréstimo ponte realizado ainda no início de 2022, para botar as contas do clube em dia. Desse valor, foram pagos salários pendentes a jogadores, valores referentes a compras de jogadores, acordos, parcelamentos, entre outras dívidas que sufocavam o dia a dia do Vasco. Já o valor investido em setembro de 2022, 120 milhões de reais, foi usado em sua maioria para pagamento de dívidas, sendo mais da metade do dinheiro utilizado com essa finalidade.

Entretanto, a falta de pagamentos não significa que acabou o dinheiro no Vasco. Atualmente, o fluxo de caixa do clube é negativo, ou seja, saiu mais dinheiro do que entrou, devido a falta de receitas e arrecadação no início do ano. A expectativa da gestão vascaína é que esse quadro melhore nos próximos anos, devido a volta do protagonismo do clube previsto pelos investimentos que serão realizados.


Com fluxo de caixa abaixo, o Vasco utilizou a tática de parcelar a compra dos jogadores na janela do início do ano. Dessa forma, o dinheiro sairá dos cofres vascaínos de forma orgânica e planejada pela diretoria. O próximo aporte da 777 Partners ocorrerá em setembro deste ano, no valor de 120 milhões de reais, e a expectativa é que parte desse valor seja usado para quitar compromissos firmados e dívidas do clube. Assim, a 777 Partners apostará na capacidade de gerar receitas para manter o clube em funcionamento.

Fonte: Papo na Colina