Análise

Com ‘final’ contra o Sport, qual a matemática do Vasco para o acesso

A despeito do título do Cruzeiro assegurado com muita antecedência, a Série B ainda deve manter a tensão em alto nível até a última rodada — ainda faltam cinco. A volta do Grêmio à elite do Brasileirão está muito próxima de ser confirmada. A do Bahia, bem encaminhada.

Mas a quarta vaga à Série A 2023, apesar da vantagem do Vasco, ainda segue aberta, já que a tabela prevê o embate entre o time de São Januário e seu perseguidor mais próximo: o Sport.


A avaliação é dos matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), responsáveis pelo site Probabilidades no Futebol.

Hoje, o Grêmio tem 56 pontos e 97,8% de probabilidade de acesso. O Bahia, terceiro colocado com 53 pontos, tem 83,8%. Vasco (52), com 62,3%, e Sport (49), com 21,1%, vêm na sequência.


Vasco e Sport se encaram em uma “final”

 “Nesse momento [a 34ª rodada inicia hoje], o principal adversário do Vasco é o Sport. O Sport enfrenta o Cruzeiro [domingo, 9/10]. E é preciso entender qual Cruzeiro seguirá no campeonato”, explicou ao UOL Esporte Gilcione Costa, professor do departamento de matemática da UFMG.

A ponderação quanto à Raposa se deve a uma possível queda na concentração da equipe mineira, que além da vaga, já garantiu o título da Segundona neste ano. Anteontem (5), em casa, o Cruzeiro empatou com o Ituano em 1 a 1. 

Mas o que torna a briga mais acirrada é principalmente o fato de os dois principais postulantes à quarta vaga para a Série A terem ainda o confronto direto. Na próxima rodada, o Vasco recebe o Novorizontino. Mas, na rodada 35, o Cruz-Maltino vai à Ilha do Retiro enfrentar o dono da casa.

“Se o Sport vencer o Cruzeiro, a partida contra o Vasco, em casa, se transforma em uma final”, diz Gilcione. “E se vencer os próximos dois jogos, a tendência é a disputa ficar aberta até a última rodada”, acrescenta.

Na sequência da Segundona, o time comandado por Jorginho ainda recebe o Criciúma (nono colocado, com 46 pontos) e o embalado Sampaio Corrêa (sexto, com 48 pontos), que está invicto há cinco partidas (quatro vitórias e um empate). O time carioca ainda enfrenta Ituano (sétimo, com 48) na rodada derradeira. O clube do interior de São Paulo tem o segundo melhor rendimento nos últimos 11 jogos e só é superado pelo Cruzeiro, que está invicto no segundo turno da Série B.

Dos demais ponteiros, na próxima rodada, o Bahia, em casa, tem pela frente o Brusque, que briga para não cair para a Série C. O que torna sua vida menos complicada.

 Ituano e Sampaio Corrêa ainda sonham

Sétimo colocado, o Ituano (48) não está fora da briga, com 17% de chance de conquistar uma vaga. Até porque também tem confronto direto contra o Vasco, em casa, na última rodada. Tem até mais chance que o sexto, que é o Sampaio Corrêa (48, com uma vitória a mais).

A equipe maranhense, que tem hoje 11,2% de chance de conquistar a quarta vaga, visita o próprio Ituano, na 36ª rodada. Depois, o Vasco, na 37ª. E fecha sua participação contra o Londrina, em casa. São justamente os dois jogos como visitante que minam as chances de classificação do Sampaio Corrêa.

Fonte: UOL