Futebol

Resumo do empate entre Vasco e São Paulo em São Januário (07/10)

São Paulo segue sem vencer fora de casa pelo Campeonato Brasileiro. Neste sábado, o Tricolor empatou sem gols com o Vasco, em São Januário, no Rio de Janeiro, pela 26ª rodada. Wellington Rato teve a chance de marcar, mas desperdiçou a cobrança de pênalti, ainda no primeiro tempo.

Com este resultado, o time de Dorival Júnior permanece em décimo lugar, com 35 pontos. Enquanto o Vasco soma 27 e sai da zona de rebaixamento, ocupando a 16ª posição. Porém, o Cruzmaltino pode voltar a figurar no Z4 dependendo do resultado do jogo do Santos, que enfrenta o Palmeiras, neste domingo.


As equipes agora têm um período sem jogos devido à data Fifa para disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo. O São Paulo volta a campo apenas daqui a 11 dias, no dia 18 de outubro, contra o Goiás, no Hailé Pinheiro, às 20 horas (de Brasília). No mesmo dia, o Vasco recebe o Fortaleza, em São Januário, às 19 horas.

Primeiro tempo sem gols e pênalti perdido

O Vasco foi quem teve a primeira chance do jogo. Após cobrança de escanteio, Vegetti arriscou e mandou por cima do gol de Rafael. Com um começo de jogo pouco criativo, o Tricolor só conseguiu o primeiro escanteio aos 15 minutos. Alisson cruzou na área e Caio Paulista errou o chute e mandou para fora.


Aos 27 minutos, Piton cruzou na área, com efeito, mas Rafael fez a defesa segura. Com o relógio indicando pouco mais de 30 minutos, James cobrou escanteio, Léo Jardim socou para fora da área, e Wellington Rato arrematou muito longe do alvo.

E foi apenas nos 15 minutos finais que o Tricolor conseguiu criar chances claras. Em cobrança de falta, aos 38,  Wellington Rato arriscou direto e mandou perto da trave de Léo Jardim. Depois disso, Tricolor teve um pênalti a seu favor aos 42 minutos, após Léo interceptar o cruzamento de James Rodríguez com a mão. Na cobrança, Rato viu o goleiro defender. James tentou no rebote e mandou para fora. Já nos acréscimos, Wellington Rato achou bom passe para Lucas Moura, que chutou cruzado e viu Leo Jardim espalmar.

Segundo tempo

Sob a forte chuva no Rio de Janeiro, o Vasco voltou ao segundo tempo pressionando o São Paulo. Aos seis minutos, Gabriel Pec, livre na área, finalizou e acertou a trave direita de Rafael. Praxedes ficou no rebote, com o gol aberto e mandou para fora, desperdiçando a chance de abrir o placar. Aos 22, Rafael salvou o São Paulo, em finalização de Vegetti. O goleiro tricolor apareceu novamente, pouco depois, em cabeceio de Payet, no meio do gol.

O francês ainda teve outra chance cerca de dez minutos depois. Ele recuperou a bola no meio-campo, avançou na área, driblou Rafael, mas perdeu o tempo de finalizar. Aos 36, Juan tentou de fora da área, mas a bola ficou tranquila para Léo Jardim defender. Já nos acréscimos, Michel Araujo arriscou e mandou perto da trave de Léo Jardim.

FICHA TÉCNICA
VASCO-RJ 0 X 0 SÃO PAULO-SP

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 7 de outubro de 2023 (sábado)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (FIFA-SC)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (FIFA-GO) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Paulinho, Maicon (Vasco); Nathan (São Paulo)

GOLS:

VASCO:
SÃO PAULO:

VASCO: Leo Jardim; Paulo Henrique (Puma Rodríguez), Maicon, Leo e Piton; Zé Gabriel, Paulinho (Mateus Carvalho) e Praxedes; Gabriel Pec (Figueiredo), Vegetti e Marlon Gomes (Payet)
Técnico: Ramón Díaz

SÃO PAULO: Rafael, Nathan, Diego Costa, Alan Franco e Caio Paulista (Welington); Alisson (David), Pablo Maia, Wellington Rato (Juan) e Rodrigo Nestor (Michel Araújo); Lucas Moura e James Rodriguez (Luciano)
Técnico: Dorival Júnior

Fonte: Gazeta Esportiva