Futebol

Torcida vascaína ”carrega” o vasco a série- A; entenda

Com um desempenho pífio como visitante, o Vasco reencontrará o aconchego do lar nesta quinta-feira, contra o Londrina, em São Januário. É em seu estádio, onde disputará quatro dos sete jogos restantes no ano, que o clube aposta que buscará o acesso. 

A campanha na Série B tem sido uma gangorra. Se fora de casa tem a pior sequência de sua história, no Rio de Janeiro o time tem feito bonito. Com apoio da torcida, que tem lotado São Januário em todos os jogos, o clube tem na atual edição da Série B seu melhor aproveitamento como mandante na era dos pontos corridos, incluindo campanhas nas Séries A e B. 


O FATOR TORCIDA DO VASCO

Invicto em casa na atual edição, o Vasco venceu 10 jogos e empatou cinco como mandante – ou seja, considerando os dois jogos que levou para o Maracanã: vitória sobre o Cruzeiro e empate com o Sport. O aproveitamento é de 77,7%, o melhor do clube desde 2003, ano em que o campeonato passou a ser disputado em pontos corridos, de acordo com levantamento do Espião Estatístico. 


Supera, por exemplo, o desempenho no Rio de Janeiro na campanha do título da Segunda Divisão em 2009, até então o melhor (73%). Os ingressos para o jogo contra o Londrina, nesta quinta, foram esgotados na quarta-feira da semana passada. 

“Em casa nós somos muito fortes. Se não fosse a torcida, não estaríamos nessa posição”, reconheceu Yuri Lara em entrevista nesta terça. 

– O jogo (contra o Londrina) é para entrar focado, uma final. Temos que ir com esse pensamento para não pensar em nenhum outro resultado que não seja a vitória – acrescentou o volante. 


Fora de casa, nesta Série B, o aproveitamento do Vasco é de apenas 28,8%. São oito derrotas seguidas. A maior sequência negativa como visitante da história do clube, o que reforça importância da torcida nesta Série B. 

Desde a partida contra o Bahia, pela 7ª rodada, os vascaínos esgotaram todos ingressos nos jogos no Rio de Janeiro, incluindo os que ocorreram no Maracanã. 

Retirado: ge