Futebol

Entenda como Ramón Díaz mudou o astral do Vasco “A diferença é visível”

O Vasco conquistou sete pontos nos últimos três jogos – antes, havia sido nove em 16 rodadas. Nas cinco partidas com Ramón Díaz, foram duas vitórias, duas derrotas e um empate. A equipe está sem perder há três confrontos, algo inédito neste Campeonato Brasileiro. É consenso que o treinador mudou o astral do time, mas a que se deve os melhores resultados?

A chegada do argentino trouxe duas mudanças cruciais para a retomada do Vasco no Brasileirão. Uma passa pela questão tática e outra pelo aumento da confiança.


Enquanto Barbieri é adepto ao jogo de posição, Ramón Díaz não tem um modelo fixo e muda a estratégia de acordo com o que o jogo pede. “A diferença é visível”, descreveu uma pessoa do clube ao ge.

– Quando você muda o comando mudam muitas coisas – respondeu o atacante Serginho, após o jogo contra o Atlético-MG, quando perguntado sobre qual seria o ponto de virada do Vasco.


As atividades do argentino costumam demorar menos, mas com uma intensidade maior. A responsabilidade é dividida com o auxiliar técnico Emiliano Díaz. O filho de Ramón ajuda a orientar os treinos, explica o que quer e fica responsável também pelo estudo dos adversários. Mas, obviamente, a definição da estratégia precisa do aval do pai.

Com um nível de exigência muito alto, Ramón e sua equipe controlam as brincadeiras ao longo das atividades táticas e técnicas e cobram atenção do elenco a todo momento. Os frutos têm sido colhidos rodada a rodada.

– É um processo. Desde que o professor Ramón e a comissão técnica chegaram, tem um processo sendo feito. As coisas vão se encaixando, demora um pouco mais encaixar uma coisa ou outra. Processo normal – afirmou o goleiro Léo Jardim depois da vitória sobre o Galo.

Os treinos da nova comissão costumam ainda ter mais momentos individuais com os jogadores. As conversas particulares ficam a cargo de Ramón, que tem o “dom” de atingir os atletas. Aí entra a mudança no nível de confiança do elenco do Vasco. Exemplo claro é Zé Gabriel, que foi “recuperado” pelo treinador e cresceu de produção nos últimos três jogos.

Ramón chegou e mudou o dia a dia do departamento de futebol. Participou de algumas contratações, que se encaixaram muito bem no time, e melhorou o ambiente do Vasco. Trouxe o torcedor para perto do clube novamente. A evolução renova a esperança por dias melhores no Brasileirão.

Fonte: ge