Futebol

Vasco é o 7.º time da Série A que mais investiu até o momento em reforços para 2024; veja lista

Cofres abertos. Em busca de elencos mais robustos e competitivos para a temporada, os times da Série A estão investindo pesado na atual janela. São mais de 615 milhões de reais em 111 contratações feitas pelos 20 clubes da elite do futebol brasileiro.

Os principais responsáveis pelas cifras astronômicas são Corinthians (122 milhões de reais), Flamengo (79), Palmeiras (77,5), São Paulo (50,2) e Bahia (48,5). Internacional, Vasco, Fortaleza, Botafogo e Atlético-MG também se destacam.


Em número de reforços, os principais responsáveis pela movimentação intensa são três times que subiram para a Série A: Vitória (14), Juventude (13) e Atlético-GO (12). Na outra ponta, Atlético-MG e Flamengo fecharam com apenas um nome cada: Gustavo Scarpa e De La Cruz, respectivamente.

Apesar disso, a dupla já gastou, junta, mais de 100 milhões de reais. O Galo acertou a compra do meia por 5 milhões de euros (cerca de 27 milhões de reais), enquanto o Rubro-Negro desembolsou 16 milhões de dólares (cerca de 79 milhões de reais). O Flamengo pode aumentar ainda mais as cifras com as contratações de Léo Ortiz e Viña.


O clube que gastou mais até aqui na janela foi o Corinthians. Sob novo comando na presidência, o Timão foi ao mercado em busca de reforços para a temporada e o investimento fechado até aqui foi de mais de 122 milhões de reais. O clube paulista trouxe nomes como Rodrigo Garro, Raniele, Félix Torres e Gustavo Henrique.

O Palmeiras é outro que se aproxima das cifras do Timão e tem pouco mais de 77 milhões gastos em três nomes: Aníbal Moreno, Bruno Rodrigues e Caio Paulista. Veja abaixo a lista de quem mais investiu em reforços até aqui:

Contratações dos times da Série A para 2024

TimeReforçosValores gastos divulgados (em milhões de reais)
Corinthians6122
Flamengo179
Palmeiras377,5
São Paulo450,2
Bahia348,5
Internacional540
Vasco439,7
Fortaleza433,7
Botafogo632,4
Atlético-MG127
Athletico-PR414,4
Cuiabá1014,2
Grêmio312,8
Cruzeiro69,9
Bragantino35,3
Fluminense34
Atlético-GO123,5
Juventude130,9
Criciúma60,5
Vitória14
Fonte: Espião Estatístico

Vale reforçar que estes valores não necessariamente foram efetivamente gastos no período da janela. A contagem leva em consideração a quantia total divulgada dos valores acordados para o negócio acontecer, independente de quando serão efetivamente pagos. Os valores acima também incluem os montantes gastos por jogadores que já pertenciam ao elenco e tiveram suas compras definitivas exercidas na atual janela. Como Lucas Veríssimo no Corinthians, Lucas Mineiro no Cuiabá, Lelê no Fluminense, André no Grêmio, Ferraresi no São Paulo, Mateus Cocão e Paulo Henrique no Vasco.

Uma das contratações de impacto desta janela foi a ida de Everton Ribeiro do Flamengo para o Bahia. O meia não renovou o contrato com o time carioca e acertou sua ida ao Tricolor de Aço em um contrato de dois anos. Além disso, o time do Grupo City pagou R$ 24,3 milhões para contratar o volante Caio Alexandre e mais R$ 24, 2 milhões para tirar Jean Lucas do Santos. Estas foram as contratações mais caras da história do futebol nordestino.

O Internacional também tem sido protagonista na janela e trouxe grandes nomes para reforçar o elenco. Com investimento de cerca de 40 milhões, os atacantes estrangeiros Rafael Borré e Lucas Alario chegam para ajudar a aumentar média de gols do clube. Foram 95 gols em 67 jogos em 2023. Nesta janela, o time gaúcho ainda trouxe o goleiro Ivan, o zagueiro Robert Renan e o meia Hyoran. Além disso, o volante Thiago Maia está muito próximo de fechar. Ele já se despediu dos companheiros no Flamengo.

Vale ainda destacar a atuação do Vasco no mercado. O Cruz-Maltino investiu seis milhões de euros para tirar o zagueiro João Victor do Benfica, de Portugal. Além de repatriar o atacante Adson por cinco milhões de euros, que estava no Nantes, da França. O zagueiro Robert Rojas e o atacante David chegaram por empréstimo ao clube carioca.

>>> A LISTA COMPLETA DE CONTRATAÇÕES PARA 2024 PODE CONFERIR AQUI

Não foram considerados os jogadores retornando de empréstimo. Apenas novos atletas contratados para 2024 entraram na lista acima.

Fonte: ge