Vasco deixa a rivalidade de lado e apoia Gabigol e a torcida se posiciona
O Vasco foi e sempre será um clube do povo e por isso, sempre se posicionou na luta contra o racismo.
Além disso, vale lembrar que em uma época altamente racista da sociedade, o Vasco chegou a ser banido da federação carioca por acolher negros e operários. O Gigante da Colina resolveu ”peitar” a entidade e não abriu mão de seus atletas. O caso é conhecido como a ”Resposta Histórica” e é lembrado com muito orgulho pelos vascaínos.
5 fatos que mostram a importância da Resposta Histórica do Vasco para o futebol
E mais uma vez o Vasco mostrou isso ao apoiar o atacante Gabigol do Flamengo que foi ofendido por parte da torcida do Fluminense no clássico do dia 06/02/2022, valido pelo campeonato carioca.
Veja o vídeo abaixo do suposto ato de racismo:
Nesse sentindo, o Gigante da Colina usou seu Twitter oficial para dar o apoio ao camisa 9 do Flamengo.
O #VascoDaGama está nesta luta há mais de cem anos e continuará por mais 100 para reforçar que o racismo NUNCA pode ser normalizado ou aceito, contra NINGUÉM!
— Vasco da Gama (@VascodaGama) February 7, 2022
Toda nossa solidariedade ao atleta Gabriel Barbosa.
Racismo é crime! ✊🏿
Apoio da torcida pela atitude do Vasco
Ao ser publicado alguns torcedores apoiaram a decisão do Vasco da Gama em criticar as ofensas feitas a Gabigol, assim torcedores também mandaram mensagens de apoio ao jogador.
Apesar da arrogância desse rapaz, racismo não cabe né. BASTA. Inúmeras vezes esse rapaz humilhou algumas instituições, com palavras e gestos. Más não dá o direito de alguém o humilhar com esse racismo quê não acaba nunca. O Vasco e sua torcida se mostram mais uma vez gigante.
— Eddie Cobain Gomes (@EdsonCarlosGom9) February 7, 2022
Perfeito. O clubismo fica de lado nessa hora, a luta contra o racismo é muito maior. E o Vasco foi forjado nessa luta. Gigante como sempre. Minha solidariedade ao Gabriel e fogo nos canalhas racistas. Vagabundos safados, disse Helder Floret.
Veja o texto completo da Resposta História do Vasco
Além disso, o Fluminense informa que está buscando as imagens do estádio a fim de auxiliar na apuração da existência ou não do fato e na identificação de eventual autoria.