5 fatos que mostram a importância da Resposta Histórica do Vasco para o futebol

Resposta Histórica

A Resposta Histórica do Vasco contra o racismo e diversas outras formas de discriminação completa 97 anos neste 7 de abril. Na ocasião, o Cruzmaltino fez jus ao apelido de Gigante da Colina.

TOMBENSE X VASCO: VEJA A PROVÁVEL ESCALAÇÃO DO GIGANTE DA COLINA

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO


Então Campeão Carioca de 1923, o time vascaíno viu seus rivais abandonarem a Liga Metropolitana de Desportos Terrestre (LMDT) assustados com o sucesso dos Camisas Negras. Flamengo, Fluminense e Botafogo fundaram, dessa forma, fundaram a Associação Metropolitana de Esportes Amadores (AMEA) e o clube da Cruz de Malta também quis participar desta competição.

PHILIPPE COUTINHO PODE VOLTAR AO VASCO? CONFIRA

Todavia, os grandes do Rio de Janeiro recusaram a participação do Vasco com a formação que havia vencido o Campeonato Carioca de 1923. Ao mesmo tempo, somente seria possível ao Gigante da Colina jogar com eles se excluísse os jogadores negros e operários que fizeram parte do time vencedor. Todavia, o Vasco não se apequenou e se tornou ainda mais gigante ao se recusar a participar deste tipo de discriminação

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO


A Resposta Histórica

Assim, em documento datado do dia 7 de abril de 1924, José Augusto Prestes, então presidente do Vasco da Gama, redigiu o texto que ficou conhecido como A Resposta Histórica. Leia o texto integral aqui!

LEIA O TEXTO COMPLETO DA RESPOSTA HISTÓRICA DO VASCO

Assim, o Gigante da Colina, embora não fosse o primeiro a defender a participação de jogadores negros no futebol, era pioneiro ao realizar este ato como campeão da principal competição de futebol do Brasil. Além disso, o Cruzmaltino também se colocava contra a exclusão social com base no analfabetismo, já que havia jogadores brancos que não sabiam escrever e que deveriam ser excluídos.

EDMUNDO AJUDA MARCELO CABO A FAZER VASCO VENCER

Um grande pano de fundo por trás da agressão ao Vasco da Gama era a exclusão econômica dos pobres ao futebol. A recusa vascaína, assim, foi uma forma de se colocar contra a discriminação com base no poder econômico.

VEJA COMO PODE FICAR O TIME DO VASCO SE MORATO FOR TITULAR

Por fim, com a Reposta Histórica, o Gigante da Colina mostrou ao grandes do Rio de Janeiro que o futebol não era só deles. Dessa forma, fora da Amea, o Vasco teve públicos muito maiores em seus jogos do os de seus algozes. Ademais, com isso, conseguiu captar sócios e dinheiro para construir, em 1927, o estádio de São Januário.