Há 94 anos, Vasco inaugurava o símbolo que o diferencia de seus rivais
94 anos é o tempo que separa o dia 21 de abril de 1927 e o dia 21 de abril de 2021, período em que o Vasco da Gama pode chamar São Januário de sua casa.
O QUE FALTA PARA CANO SUPERAR RECORDE DE PETKOVIC?
A Colina Histórica é um símbolo de resistência contra a discriminação social! A Colina Histórica é o resultado material da defesa pela participação de negros e operários no futebol.
VEJA QUANDO RÔMULO PODE JOGAR PELO VASCO
Nesse sentido, durante anos, o Vasco foi apelidado de o time da Rua Morais e Silva, local onde mandava seus jogos antes da construção do Caldeirão. Mesmo com o clube alugando e lucrando em utilizar o estádio das Laranjeiras, o tratamento discriminatório direcionado ao Cruzmaltino não cessou.
São Januário: 94 anos
A Resposta Histórica, documento publicado pelo Vasco da Gama em 1924 contra o pedido de Flamengo, Fluminense, Botafogo e América para que os vascaínos excluíssem negros e operários de seus clube, foi o marco inicial de uma luta que ainda não acabou.
LEIA A RESPOSTA HISTÓRICA AQUI
Dessa forma, após não conseguirem que estes jogadores deixassem de fazer parte do futebol, os “grandes” do Rio de Janeiro tiveram que permitir a participação do Vasco com negros e operários. Todavia, puseram uma condição: que o Gigante da Colina tivesse um estádio próprio.
ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA RESPOSTA HISTÓRICA PARA O FUTEBOL
O desafio era gigantesco, mas o Vasco sempre foi maior do que as adversidades que lhe foram impostas. Assim, em três anos, o clube, com o financiamento de seus sócios e ajuda de alguns benfeitores, transformou o terreno onde ficava a Igreja de São Januário em um dos maiores estádios do mundo.
Ficou, assim, construído o estádio que simboliza a luta contra o preconceito, contra a discriminação, contra a exclusão social. Por fim, São Januário, com sua arquitetura única, permitia que todos possam acompanhar jogos de futebol pagando preços acessíveis. Por isso, naquele momento, o Vasco possuía a maior torcida do Brasil.
Parabéns e muito obrigado, São Janu! Em breve, estaremos juntos, porque o sentimento não para!